Segundo o Social Situation Report 2007 divulgado esta semana pela Comissão Europeia, Portugal é o pais com maior desigualdade de rendimentos da União Europeia a 25 (excluindo a Bulgária e a Roménia).
Q: Como se explica esta diferença entre Portugal e o resto da UE?
K: Numa palavra, Educação. A taxa de abandono escolar em Portugal é de quase 40 por cento e a taxa de sucesso escolar muito baixa. Nessa matéria, Portugal tem indicadores muito abaixo da média comunitária. Nos novos países da União, como a República Checa, o abandono escolar é extremamente baixo e quase toda a gente acaba o ensino secundário. Por isso, aí a desigualdade de rendimentos é menor mesmo do que na Alemanha. Em Portugal é o contrário. Quem não tem o ensino básico, vai ter um emprego em conformidade. Mal pago.
Q: E como se pode inverter essa tendência?
K: É muito difícil e leva muito tempo. É preciso apostar na Educação.
EDUCAÇÃO??!!! Será que percebi bem?
Minha querida Catarina, do not horry a "nossa" MLR já está a tratar disso...
Uff!!! Pensei que ia dizer que o problema era a Economia ou a Justiça... Agora a Educação, pffftt!!! Está tudo sobre controle. E tudo isto com controle de custos...
Ainda para mais isto é tudo mentira, porque segundo dados do governo os dados reportam a 2004 e a situação actual já não é esta. Estimativas mais recentes dizem que já não estamos em 1º lugar em termos de desigualdades, mas sim ..... (Espetáculo!!!!) em ..... 2º!!!! Fomos ultrapassados por esse exemplo de democracia com cerca de 15 anos de história chamado Letónia! Eh! E a dizerem que éramos os 1ºs! E se formos a ver bem se os dados da Roména forem incluídos já devemos estar para aí em ...... 3ºs... Toma lá.... Embrulha, Catarina!!!
Viva o Joe Berardo! Viva o Jardim Gonçalves! Viva a cova da Moura!



